Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2011

FAZ BARULHO PORQUE NÃO ESTÁ COMPLETO

   "Quando fui convidada para uma cerimônia do chá em um certo templo, ao esperar na ante-sala, notei pendurada na parede a pintura de uma cabaça com as palavras de um Mestre: "Faz Barulho porque não está completo".
    Fiquei emudecida diante do humor que ali se escondia, e, como se houvesse levado um golpe dolorido de um bastão, sem perceber exclamei: "uh!".
Uma cabaça cheia até a boca não tem som quando sacudida, mas se houver uma pequena quantidade de líquido no fundo, fará bastante baruho. Os seres humanos são como cabaças: a pessoa sábia, iluminada, é tranquila em qualquer circunstância, como se nada a perturbasse. Exaltar-se, justificar-se e se lamentar são provas de falta de conteúdo. As palavras verdadeiras do Mestre nessa pintura nos tocam profundamente.
    Certa vez, tive essa mesma compreensão ao descer um córrego em uma canoa. Na nascente, onde a água é rasa, a superfície é agitada e barulhenta. Perto da foz, onde o riacho se torna profundo, a superfície é calma e tranquila, fluindo silênciosamente.
    Sempre que começo a me sentir inquieta, lembro-me das palavras do Mestre."

Do Livro: PARA UMA PESSOA BONITA - Contos de uma Mestra Zen

Deixe seu comentário sobre esse conto.

4 comentários:

  1. A comparação de nós seres humanos e as cabaças é muito complexa, somente com muito tempo para entender. é um texto que abre os nosso olhos de uma certa maneira para entender a melhor maneira de agir e refletir sobre o tipo de pessoas que somos. é um texto muito interessante, gostei muito depois de refletir sobre o conto apresentado.
    Gabriela 7ªB

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do texto por que as palavras do mestre são verdadeiras, tem pessoas que brigam atoa por besteira... nós temos que pensam por que no mundo lá fora é que vamos achar Pessoas desse tipo . O Texto é muito verdadeiro adorei .
    aluna monitora:Alicia Pereira 7ºB

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito desse texto porque essas palavras são ótimas de deixar quelquer pessoa que entende o que quer dizer e me deixou emudecida "FAZ BARULHO POR QUE NÃO ESTÁ COMPLETO" Essas palavras são mesmo de um grande mestre e são palavras interessantes!

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito interessante,pois as pessoas mais educadas são como uma cabaça cheia, mas aquelas que são mau educadas são iguais a uma cabaça vazia. eu gostei muito desse texto e achei o titulo muito interessante "FAZ BARULHO PORQUE NÃO ESTÁ COMPLETO".

    ResponderExcluir